quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A inteligencia é genética?

Uma vez um amigo me chamou de preconceituoso por dizer que sim, acredito que inteligência possa estar envolvida com a parte biológica da pessoa, assim ser transmitida geneticamente. De forma hereditária.
Um homem muito inteligente pode ter um filho semelhantemente inteligente, com determinada relevância na criação.


Mas ele disse que isso é pensamento de nazista, que as pessoas nascem iguais. E a criação vai definindo.

Não me refiro exatamente a psique, sim a parte física do cérebro. Relacionada a capacidade cognitiva, e não a parte crítica.


Estou tentando afirmar que o cérebro pode já nascer com partes mais desenvolvidas, ou com um potencial maior para se desenvolver, com relação a genética.
E também com potencial a doenças, como parkinson, alzeimer.
Entretanto o meio psico e o social é sem sombra de dúvida a maior influência de um indivíduo.

Acredito que a consciência seja um fenótipo, assim como a inteligência sim. Mas o potencial, sem sombra de dúvidas é dependente da sua capacidade. De forma que a genética pode ser determinante, não para o desenvolvimento, sim para a facilidade desse desenvolvimento da inteligência.



Não sou racista.

Acho que a pele nada influenciaria no potencial genético do desenvolvimento do cérebro. Nem mesmo uma raça! Sim, provavelmente, uma família.

Entretanto, considero possível que pessoas de raças diferentes tenham a capacidade diferente, isso é evidente na questão física. Mas o físico depende do consciente. O que torna uma influencia quase determinante para um diferencial da inteligência.





Feliz dia do profissional de inteligencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário