"Pode ser estabelecido um quadro comparando as características do jogo de Xadrez(C) com as suas implicações educativas(I):
(C) Concentração enquanto imóvel na cadeira.
( I ) Desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
(C) Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.
( I ) Avaliação da hierarquia do problema e locação do tempo disponível.
(C) Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes.
( I ) Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo.
(C) Encontrado um lance, a procura de outro melhor.
( I ) Empenho no progresso contínuo.
(C) O resultado indica quem tinha o melhor plano.
( I ) Respeito à opinião do interlocutor.
(C) De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante (combinação).
( I ) Criatividade e Imaginação.
(C) Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
( I ) Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia.
(C) Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte.
( I ) Capacidade para o pensamento e execução lógicos, autoconsistência e fluidez de raciocínio.
- Desenvolvimento do raciocínio matemático
- Maior habilidade na comunicação
- Aumento da criatividade
- Aumento da concentração
- Treina o pensamento crítico
- Aumento da memória
- Maior maturidade intelectual
- Aumento da auto-confiança
- Análise de consequências
- Ajuda nas decisões complexas
- Reconhecimento de padrões torna-se mais fácil
- Ajuda a lidar com situações não esperadas
- Aumento da disciplina
- Responsabilidade pelas acções