domingo, 1 de julho de 2012

Curiosidades do espaço



1. Os astronautas são mais altos no espaço por causa da ausência de gravidade. 

2. O homem já 
esteve 6 vezes na lua.

3. A quantidade de energia liberada pelo sol em 1 segundo é superior a produzida pelo homem em toda história.

4. A terra possui um anel formado apenas por lixo espacial.

5. No espaço as pessoas envelhecem mais devagar.

6. Entre a partida e o regresso de um foguete tripulado que viajasse até Andrômeda (a galáxia mais próxima da Via Láctea) a uma velocidade próxima da luz, terão transcorrido, para o astronauta, pouco mais de seis anos; mas, para seus parentes que ficaram lhe aguardando, terá se passado a bagatela de quatro milhões de anos.
 

7. Um buraco negro não é um buraco, nem negro. É apenas um astro com gravidade superior a velocidade da luz.
 

8. Um traje espacial pesa aproximadamente 127 kg (sem contar o peso do astronauta) e leva cerca de 45 minutos para ser vestido.


9. Meteoros e meteoritos aumentam a massa da Terra em dezenas de milhares de toneladas todos os anos; e os raios atingem o planeta cerca de 200 vezes por segundo.

10. Um foguete tripulado leva menos tempo para chegar à Lua do que uma antiga diligência levava para atravessar a Inglaterra. 

11. Leva seis horas para um ônibus espacial ser transportado do prédio de montagem até a plataforma de lançamento.


12. O céu da Terra é azul porque as moléculas de nitrogênio e oxigênio, que formam a maior parte do ar de nosso mundo, filtram o componente azul da luz solar; já em Marte, o céu é cor-de-rosa; em Urano, verde; em Vênus, amarelo-laranja; em Júpiter, preto sem estrelas; em Plutão, preto com estrelas. 

13. A Lua que vemos é a de poucos segundos atrás - tempo que a luz demora para percorrer a distância entre ela e nós; Vênus está a mais de 2 minutos; o Sol cerca de 8 minutos; Netuno, a 4 horas; e a estrela mais próxima - Alfa de Centauro - a 4 anos e 3 meses.
 

14. Viajar para o espaço cura o ronco. Um estudo feito em 2001 mostrou que os astronautas que roncavam na Terra, não o faziam no espaço.


15. Astronautas dormem mal, o sol nasce 16 vezes ao dia causando muito stress no ritmo circadiano deles
.

16. Astronautas que voltam do espaço dizem sentir extrema dificuldade em mover os braços e pernas logo após tocar a aterrissagem, esta é uma das razões pelas quais eles chamam isso de “segundo nascimento”. 

17. Ceres, o maior asteróide do cinturão, tem 760 quilômetros de diametro. Se tivesse os 1000Km deixaria de se um grande asteróide e passaria a ser um pequeno planeta dentro do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.
 

18. O homem sobreviveria 2 minutos no vácuo.


19. Os ratos enviados para o espaço estão gestantes. Mas nunca um homem nasceu no espaço. 

20. Se acaso uma das 300 estrelas que estão no espaço contido dentro de 35 anos-luz do Sol explodisse (supernova), só o saberíamos muitos anos depois, porém de forma espetacular: em questão de horas, ela se tornaria um objeto mais brilhante que o Sol, de uma luz-branca, cegante como um arco de solda elétrica; durante a "noite" haveria um "dia" azulado, irreal, as pessoas assumindo uma cor cadavérica; a tremenda radiação em breve oxidaria o nitrogênio da atmosfera; os óxidos daí resultantes consumiriam todo o ozônio da atmosfera, que nos protege da radiação ultravioleta; a essa altura, metade das pessoas já estariam cegas; em questão de meses, toda a vida desapareceria da superfície terrestre e só restariam os vermes dos abismos marinhos para começar tudo de novo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário